Postagens populares

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Novidade supimpa e introdução para próximo post

Serei longo, então aqui vai uma musiquinha para acalmar:






    De agora em diante, eu vou tentar reabrir esse blog, segmentando ele para o que eu sei fazer melhor: meter o bedelho em filmes, ou idolatrá-los da melhor forma possível, passando cultura para todos que forem dar uma bisoiada.

    Pro meu primeiro post eu pensei em algo muito interessante, e que eu tenho certo interesse em exercer como uma possível profissão futura. Como um prefácio para o que eu quero expor, eu gostaria de falar primeiro de duas coisas muito importantes para um melhor entendimento sobre o assunto.

    - Em 2010, eu fiz um artigo para a faculdade - no qual eu estou cogitando publicar em algum lugar, eventualmente - apontando as influências do movimento surrealista (que quem me conhece bem sabe o quanto eu sou fã, sendo esse meu movimento artístico favorito) nos videoclipes atuais. Eu usei como exemplo os clipes de Tool (Schism) e Black Eyed Peas (Meet Me Halfway), comparando com a estética de Um Cão Andaluz (de Luiz Buñuel) assumindo uma forma anti-estrutural em sua sequência, e manifestando o subconsciente de forma visual. Claro, no artigo teve toda uma apresentação de o que é o surrealismo, surgindo das cinzas do dadaísmo e o caralho a quatro, e depois apontando no que se assemelha. Eu criei esse tópico mais para contextualizar das origens de algumas coisas que eu provavelmente vou abordar, mas vamos ao próximo tópico (quem quiser mais informações ou discutir sobre o assunto, sou sempre todo ouvidos).

 

    - Eu sempre fui muito ligado aos diretores de videoclipe. Entre meus favoritos estão Spike Jonze, com seu plano de skate e Chris Cunningham, com seu querido "et", o Rubber Johnny. Porém, separadamente gostaria de destacar um diretor no qual me inspiro muito, e que, além de baterista como eu, tem gritantemente suas influências do meu querido movimento. Se alguém tem duvidas de que Michel Gondry é um diretor surrealista, dê uma olhada em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças - do meu amado Charlie Kaufman, que aliás já teve seus roteiros dirigidos também pelo Spike Jonze (como "Quero Ser John Malkovich" e "Adaptação") - e seus videoclipes de Björ e MUITOS outros que com certeza eu vou mostrar aqui (já tem um lugar especial para Everlong de Foo Fighters).

    Cortando agora o mistério (tá, não estou com essa bola toda pra chamar de mistério) o meu próximo tópico vai ser um top 10 dos melhores clipes. Eu não vou fazer apenas um, mas vários, tentando dar um estilo para cada top 10 - melhores para ver no sofá, para ver na sala de aula, para estudar, para acalmar e por aí vai.
    O mesmo vai ser feito com uma lista de filmes que, se eu não me contentar com apenas 10, botarei mais, já que eu sou anarquista! ARRRRRR!!!!!!!! Tá... parei.
    E é óbvio que eu colocarei jogos aqui (eu estou um pouco limitado no assunto, mas prometo falar bonito).

Vejo vocês no próximo post!



P.S.:Só por curiosidade: Spike Jonze foi um dos criadores de Jackass, e ele atua em alguns episódios e filmes da... uh... série(?)

Um comentário:

  1. Música até vá... Mas tu vai recomendar CLIPES "(...)para ver na sala de aula, para estudar(...)"? Tu consegue ver clipes EM SALA DE AULA ou ENQUANTO estuda? IUHAUIHAIAHUIAHAIHIUAHUIAH jk

    ResponderExcluir